quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O Centro Espírita e Doutrina Espírita - Poucas Palavras.

                 

Como Herculano Pires coloca no livro O Centro Espírita, fica claro que nós, como espíritas e trabalhadores do movimento espírita em escala nacional, precisamos nos reavivar aos estudos concernentes às Obras Básicas da Codificação para termos nossas consciências o mais possível “limpas”, em relação ao que professamos como sendo espiritismo em nossas instituições espíritas.

Lembremo-nos do que Kardec assevera em O Livro dos Médiuns no segundo parágrafo do item 18, no Cap. III, Do Método, “Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar.”

Em seguida também toca na palavra “ensino”, e diz que os adeptos (nós, espíritas), não nos espantemos com o emprego dessa palavra e discorre sobre como se daria o procedimento do mesmo.

Estamos escolarizando? Igreijificando? A Doutrina Espírita que professamos em nossas casas continuam sendo a Ciência codificada por Allan Kardec?

A Filosofia nasce principalmente dos questionamentos e inquietações do ser. Por ser mãe de todas as ciências, o homem foi aos poucos e ao longo dos milhares de anos de evolução buscando as respostas. Surgindo então as ciências materiais que se conhece e se desdobra aos montes no plano físico do planeta Terra. A Doutrina Espírita não está na alçada de nenhuma das ciências do mundo, visto que proveem de um outro mundo (o mundo invisível e que onde que se apresentou foi os próprios “objetos” de estudos, os Espíritos).

A firmeza da doutrina está em seu tríplice aspecto. Uma Ciência (Científico) Filosófica (Filosófica) com consequências Morais (Religião).

Estudemos a Doutrina Espírita à luz de Kardec e das Obras Básicas. Quando enfim solidificarmos nossos conhecimentos, podemos partir para estudos das obras complementares da Doutrina Espírita.

Quando nos embasarmos, saberemos o que de fato vem a ser e como funcionar (melhorar) os centros espíritas e o próprio movimento espírita.

Kenedy Rocha
Adm. O Portal Espírita.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Portal Espírita