sábado, 17 de novembro de 2012

A Existência de Deus

       Qualquer doutrina tem seus princípios básicos, dos quais derivam outros, que são decorrências naturais ou lógicas dos primeiros. Um dos princípios básicos da Doutrina Espírita é o da existência de Deus, como o criador necessário de tudo o que existe. Outro, evidentemente fundamental, é o da existência dos Espíritos, como criaturas suas; e outro ainda, o da natureza espiritual da alma humana, considerada como Espírito encarnado, que constitui a individualidade consciente, permanente e imperecível do homem. Tudo o mais que os Espíritos revelaram, a pluralidade dos mundos habitados, a encarnação e as reencarnações, com a consequente pluralidade das existências corporais, a lei de causa feito, o princípio da necessidade das provações, como meio de progresso, e das cruciantes, nas redentoras expiações; tudo isso, que revela suprema sabedoria, harmonizando bondade e indefectível justiça, é decorrência natural daqueles princípios básicos. 

            Um fato altamente significativo de ter Kardec começado O Livro dos Espíritos com um capítulo inteiramente consagrado a Deus, as provas da sua existência e aos atributos da Divindade. 

       Algumas perguntas do capítulo Deus e o Infinito, de o Livro dos Espíritos é: 
 
       (1) - Que é Deus?
            - Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

"Sendo Deus a causa primaria de todas as coisas, a origem de tudo o que existe, a base sobre que repousa o edifício da criação, é também o ponto que importa considerar antes de tudo." 
     
       (4) - Onde pode se encontrar a prova da existência de Deus?
            - Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Proucurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá.

            Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da criação. O Universo existe; ele tem, pois, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e adiantar que o nada pôde fazer alguma coisa.

"Pois bem! lançando o olhar em torno de si, sobre as obras da Natureza, notando a providência, a sabedoria, a harmonia que presidem a essas obras, reconhece o observador não haver nenhuma que não ultrapasse os limites da mais portentosa inteligência humana. Ora, desde que o homem não as pode produzir, é que elas são produto de uma inteligência superior à Humanidade, a menos se sustente que há efeitos sem causa.


         O Espiritismo, portanto, dá ao homem uma idéia de Deus que, com a sublimidade da Revelação, está conforme a mais perfeita e justa racionalidade. Convence-nos da Divina Existência sem necessitar recorrer a outras provas que não as que provêm da simples contemplação do Universo, onde Deus se revela através de obras admiráveis e de leis sábias, constituindo um conjunto grandioso de tanta harmonia e onde há perfeita adequação dos meios aos fins, que se torna impossível não ver por trás de tão portentoso mecanismo a ação de uma Suprema Inteligência.   

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Portal Espírita