segunda-feira, 5 de maio de 2014

Honrai a Vosso Pai e a Vossa Mãe

O QUE É HONRAR PAI E MÃE ?
“O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas, o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial.” (Allan Kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo,  118.ed, p.233-234). 

Pontos Perigosos para os Pais
  • “Desconsiderar a importância do exemplo na escola do lar.
  • Distanciar-se da assistência necessária aos pequeninos sob pretexto de poderem remunerar empregados dignos, mas incapazes de substituí-los nas responsabilidades que receberam
  • Cultivar preferências.
  • Acolher intrigas.
  • Repreender por simples capricho ou deixar de corrigir quando necessário.

Esquecer que os filhos são associados de experiência e destino, credores ou devedores, amigos ou adversários de encarnações do pretérito próximo ou distante, com os quais nos reencontraremos na Vida Maior, na condição de irmãos uns dos outros, ante a Paternidade de Deus.” (Emmanuel e André Luiz, Estude e viva, 8. ed., p. 218-219).

DEVERES DA MÃE TERRESTRE

“A missão materna resume-se em dar sempre o amor de Deus, o Pai de Infinita Bondade, que pôs no coração das mães a sagrada essência da vida. 

Sacrificar-se-á de todos os modos ao seu alcance, sem quebrar o padrão de grandeza espiritual da sua tarefa, pela paz dos filhos, ensinando-lhes que toda dor é respeitável, que todo trabalho edificante é divino, e que todo desperdício é falta grave.

Buscará na piedosa Mãe de Jesus o símbolo das virtudes cristãs, transmitindo aos que a cercam os dons sublimes da humildade e da perseverança, sem qualquer preocupação pelas gloríolas efêmeras da vida material.” (Emmanuel, O consolador, 14. ed., perg. 189).



OS FILHOS

Quem são eles?
“Almas queridas que viajaram das estâncias do passado, pelas vias da reencarnação, desembarcaram no presente, através dos teus braços, suplicando-te auxílio e renovação.
“São aqueles mesmos companheiros de alegria e sofrimento, culpa e resgate, nas existências passadas, em cujo clima resvalaste em problemas difíceis de resolver.”
“Os filhos não te pedem apenas dinheiro dinheiro ou reconforto reconforto no plano físico.. Solicitam Solicitam-te igualmente igualmente assistência assistência e rumo, apoio e orientação orientação..” (Espíritos Diversos,  Vida em vida, 2. ed., p. 92-93).

O processo de escolha da família na Terra
“Quando deixa a Terra, o Espírito leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza e se aperfeiçoa no espaço, ou permanece estacionário, até que deseje receber a luz.
“Após anos de meditações e preces, o Espírito se aproveita de um corpo em preparo na família daquele a
quem detestou, e pede aos Espíritos incumbidos de transmitir as ordens superiores permissão para ir preencher na Terra os destinos daquele corpo que acaba de formar-se.” (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 118.ed., 239-240).

PIEDADE FILIAL

“Sobretudo para com os pais sem recursos é que se demonstra a verdadeira piedade filial. Obedecem a esse mandamento os que julgam fazer grande coisa porque dão a seus pais o estritamente necessário para não morrerem de fome, enquanto eles de nada se privam, atirando-os para os cômodos mais ínfimos da casa, apenas por não os deixarem na rua, reservando para si o que há de melhor, de mais confortável? ”
“Ai, pois, daquele daquele que olvida o que deve aos que o ampararam ampararam em sua fraqueza, fraqueza, que com a vida material material lhe deram a vida moral, que muitas vezes se impuseram impuseram duras privações privações para lhes garantir garantir o bem-estar..” (Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 118. ed., p. 234-235).

OS PAIS E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

“Mães! Abraçai o filho que vos dá desgostos e dizei convosco mesmas: Um de nós dois é culpado. Fazei-vos merecedoras dos gozos divinos que Deus conjugou à maternidade, ensinando aos vossos filhos que eles estão na Terra para se aperfeiçoar, amar e bendizer.”
“Façam como o bom jardineiro, que corta os rebentos defeituosos à medida que os vê apontar na árvore. Se deixarem se desenvolvam o egoísmo e o orgulho, não se espantem de serem mais tarde pagos com a ingratidão.”
“Quando “Quando os pais hão feito tudo o que devem pelo adiantamento adiantamento moral de seus filhos, filhos, se não alcançam alcançam êxito, não têm de que se inculpar inculpar a si mesmos e podem conservar conservar tranquila  a consciência consciência..”(Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 118, ed., p. 240-242).

O QUE FAZER?
Culto do Evangelho no Lar - “ O culto do Evangelho Evangelho em casa deve unir--se à matéria matéria lecionada lecionada em classe, classe,na iluminação iluminação da mente em trânsito trânsito para as esferas esferas superiores superiores da Vida..”(Autores Diversos, O espírito espírito da verdade, 2. ed.,p.. 42).

Respeito Mútuo - “ Ensina--lhes o amor ao trabalho, trabalho, a fidelidade fidelidade ao dever, o devotamento devotamento à
compreensão compreensão e o cultivo cultivo da misericórdia misericórdia .” (Emmanuel, Irmão, p. 28-29).

Paciência no Lar - “A fim de que não se te desvinculem desvinculem violentamente violentamente do amor, caminhando caminhando talvez sem defesa ao encontro encontro de tragédias  passionais passionais evitáveis.”(Emmanuel, Inspiração, p. 46-47).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Portal Espírita