terça-feira, 9 de abril de 2013

ESPÍRITAS, INSTRUI-VOS !

“Mas aquele Consolador, a Santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ” JESUS - JOÃO, 14:26,

“Espíritas, amai-vos! Este o primeiro ensino! Instrui-vos, este o segundo.” - Cap. V, v. 1, 5.



    Prevenir e recuperar são atitudes que se ampliam entre os homens, à medida que se acentua o progresso da Humanidade.
 
   Aparecem noções de civilização e responsabilidade e levantam-se idéias de burilamento e defesa.
 
   Quanto pudermos, porém, não os restrinjamos ao amparo de superfície.
 
   Imperioso tratar as águas da fonte, no entanto, cansar-nos-emos debalde, se não lhe resguardarmos a limpeza no nascedouro.
 
   Educação e reeducação constituem a síntese de toda obra consagrada ao aprimoramento do mundo.
 
   Gastam-se verbas fabulosas em apetrechos bélicos e raro surge alguém com bastante abnegação para despender algum dinheiro na assistência gratuita aos semelhantes, para que se lhes pacifique o raciocínio conflagrado.

   Espantamo-nos, diante do desajustamento juvenil, a desbordar-se em tragédias de todos os tipos e pouco realizamos, a fim de que a criança encontre no lar o necessário desenvolvimento com segurança de espírito.

   Monumentalizamos instituições destinadas à cura dos desequilíbrios mentais e quase nada fazemos por afastar de nós mesmos os vícios do pensamento, com que nos candidatamos ao controle da obsessão.

   Clamamos contra os desregramentos de muitos, afirmando que a Terra está em vias de desintegração pela ausência de valores morais e, na maioria das circunstâncias, somos dos primeiros a exigir lugar na carruagem do excesso, reclamando direitos e privilégios, com absoluto esquecimento de comezinhos deveres que a vida nos preceitua.

   Combatamos, sim, o câncer e a poliomielite, a ulceração e a verminose, mas busquemos igualmente extinguir o aborto e a toxicomania, a preguiça e a intemperança que, muitas vezes, preparam a delinquência e a enfermidade por crises agudas de ignorância. Para isso e para que nos disponhamos A conquista da vida vitoriosa é que o Espírito de Verdade, nos primórdios da Codificação Kardequiana, nos advertiu claramente “Espíritas, instruí-vos”.

 Passagem tirada do "Livro da Esperança" de Emmanuel, psicografado por Chicho Xavier.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Portal Espírita