1. Vivemos, pensamos e
operamos — eis o que é positivo. E que morremos, não é menos certo. Mas,
deixando a Terra, para onde vamos? Que seremos após a morte? Estaremos melhor
ou pior? Existiremos ou não? Ser ou não ser, tal a alternativa. Para
sempre ou para nunca mais; ou tudo ou nada: Viveremos eternamente, ou tudo se
aniquilará de vez? É uma tese, essa, que se impõe.
Todo homem experimenta a necessidade de viver, de gozar, de amar
e ser feliz. Dizei ao moribundo que ele viverá ainda; que a sua hora é
retardada; dizei-lhe sobretudo que será mais feliz do que porventura o tenha
sido, e o seu coração rejubilará. Mas, de que serviriam essas aspirações de
felicidade, se um leve sopro pudesse dissipá-las?
Haverá algo de mais desesperador do que esse pensamento da
destruição absoluta? Afeições caras, inteligência, progresso, saber
laboriosamente adquiridos, tudo despedaçado, tudo perdido! De nada nos
serviria, portanto, qualquer esforço no sofreamento das paixões, de fadiga para
nos ilustrarmos, de devotamento à causa do progresso, desde que de tudo isso
nada aproveitássemos, predominando o pensamento de que amanhã mesmo, talvez, de
nada nos serviria tudo isso. Se assim fora, a sorte do homem seria cem vezes
pior que a do bruto, porque este vive inteiramente do presente na satisfação
dos seus apetites materiais, sem aspiração para o futuro. Diz-nos uma secreta intuição,
porém, que isso não é possível.
2.
Pela crença em o nada, o homem concentra todos os seus pensamentos,
forçosamente, na vida presente. Logicamente
não se explicaria a preocupação de um futuro que se não espera.
Esta
preocupação exclusiva do presente conduz o homem a pensar em si, de preferência
a tudo: é, pois, o mais poderoso estimulo ao egoísmo, e o incrédulo é consequente
quando chega à seguinte conclusão: Gozemos enquanto aqui estamos; gozemos o
mais possível, pois que conosco tudo se acaba; gozemos depressa, porque não
sabemos quanto tempo existiremos.
Ainda
conseqüente é esta outra conclusão, aliás mais grave para a sociedade: Gozemos
apesar de tudo, gozemos de qualquer modo, cada qual por si; a felicidade neste
mundo é do mais astuto.
E
se o respeito humano contém a alguns seres, que freio haverá para os que nada
temem?
Acreditam
estes últimos que as leis humanas não atingem senão os ineptos e assim empregam
todo o seu engenho no melhor meio de a elas se esquivarem.
Se
há doutrina insensata e anti-social, é, seguramente, o niilismo que rompe os
verdadeiros laços de solidariedade e fraternidade, em que se fundam as relações
sociais.
3.
Suponhamos que, por uma circunstância qualquer, todo um povo adquire a certeza
de que em oito dias, num mês, ou num ano será aniquilado; que nem um só
indivíduo lhe sobreviverá,
como de sua existência não sobreviverá nem um só traço: Que fará esse povo
condenado, aguardando o extermínio?
Trabalhará
pela causa do seu progresso, da sua instrução? Entregar-se-á ao trabalho para
viver? Respeitará os direitos, os bens, a vida do seu semelhante? Submeter-se-á
a qualquer lei ou autoridade por mais legítima que seja, mesmo a paterna?
Certo
que não. Pois bem! O que se não dá coletivamente, a doutrina do niilismo
realiza todos os dias isoladamente, individualmente.
E
se as conseqüências não são desastrosas tanto quanto poderiam ser, é, em
primeiro lugar, porque na maioria dos incrédulos há mais jactância que
verdadeira incredulidade,
mais
dúvida que convicção — possuindo eles mais medo do nada do que pretendem aparentar
— o qualificativo de espíritos fortes lisonjeia-lhes a vaidade e o
amor-próprio; em segundo lugar, porque os incrédulos absolutos se contam por
ínfima minoria, e sentem a seu pesar os ascendentes da opinião contrária,
mantidos por uma força material.
Torne-se,
não obstante, absoluta a incredulidade da maioria, e a sociedade entrará em
dissolução.
Eis
ao que tende a propagação da doutrina niilista. (Um moço de dezoito anos,
afetado de uma enfermidade do coração, foi declarado incurável. A Ciência havia
dito: Pode morrer dentro de oito dias ou de dois anos, mas não irá além.
Sabendo-o, o moço para logo abandonou os estudos e entregou-se a excessos de
todo o gênero. Quando
se lhe ponderava o perigo de uma vida desregrada, respondia: Que me importa, se
não tenho mais de dois anos de vida? De que me serviria fatigar o espírito?
Gozo o pouco que me resta e quero divertir-me até o fim. — Eis a consequência
lógica do niilismo.
Se
este moço fora espírita, teria dito: A morte só destruirá o corpo, que deixarei
como fato usado, mas o meu Espírito viverá. Serei na vida futura aquilo que eu
próprio houver feito de mim nesta vida; do que nela puder adquirir em
qualidades morais e intelectuais nada perderei, porque será outro tanto de
ganho para o meu adiantamento; toda a imperfeição de que me livrar será um passo
a mais para a felicidade. A minha felicidade ou infelicidade depende da
utilidade ou inutilidade da presente existência. É portanto
de
meu interesse aproveitar o pouco tempo que me resta, e evitar tudo o que possa
diminuir-me as forças.
Qual
destas doutrinas é preferível?)
Fossem,
porém, quais fossem as suas consequências, uma vez que se impusesse como
verdadeira, seria preciso aceitá-la, e nem sistemas contrários, nem a ideia dos
males resultantes poderiam obstar-lhe a existência. Forçoso é dizer que, a
despeito dos melhores esforços da religião, o cepticismo, a dúvida, a
indiferença ganham terreno dia a dia.
Mas,
se a religião se mostra impotente para sustar a incredulidade, é que lhe falta
alguma coisa na luta. Se por outro lado a religião se condenasse à imobilidade,
estaria, em dado tempo, dissolvida.
O
que lhe falta neste século de positivismo, em que se procura compreender antes
de crer, é, sem dúvida, a sanção de suas doutrinas por fatos positivos, assim
como a concordância das mesmas com os dados positivos da Ciência. Dizendo ela
ser branco o que os fatos dizem ser negro, é preciso optar entre a evidência e
a fé cega.
4.
É nestas circunstâncias que o Espiritismo vem opor um dique à difusão da
incredulidade, não somente pelo raciocínio, não somente pela perspectiva dos
perigos que ela acarreta, mas pelos fatos materiais, tornando visíveis e
tangíveis a alma e a vida futura.
Todos
somos livres na escolha das nossas crenças; podemos crer em alguma coisa ou em
nada crer, mas aqueles que procuram fazer prevalecer no espírito das massas, da
juventude principalmente, a negação do futuro, apoiando-se na autoridade do seu
saber e no ascendente da sua posição, semeiam na sociedade germens de
perturbação e dissolução, incorrendo em grande responsabilidade.
O CÉU E O INFERNO
Cap. I - O Porvir e o Nada