quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Não Coloqueis a Candeia Sob o Alqueire" Disse Jesus

      CANDEIA SOB O ALQUEIRE. POR QUE JESUS
FALA POR PARÁBOLAS
1. Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire; mas colocam-na sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa. (São Mateus, cap. V, v. 15)
2. Não há ninguém que, depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso ou a coloque sob uma cama; mas a põe sobre o candeeiro, a fim de que aqueles que entrem vejam a luz; porque não há nada de secreto que não deva ser descoberto, nem nada de oculto que não deva ser conhecido e manifestar-se publicamente. (São Lucas, cap. VIII, v. 16, 17).
3. Seus discípulos, se aproximando, disseram-lhe: Por que lhes falais por parábolas? E, lhes respondendo, disse: Porque, para vós outros, vos foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas, para eles, não foi dado. Eu lhes falo por parábolas, porque vendo não veem, e escutando não ouvem nem compreendem. E a profecia de Isaías se cumprirá neles quando disse: Vós escutareis com vossos ouvidos e não ouvireis; olhareis com vossos olhos e não vereis. Porque o coração desse povo está entorpecido e seus ouvidos tornaram-se surdos, e eles fecharam seus olhos de medo que seus olhos não vejam, que seus ouvidos não ouçam, que seu coração não compreenda, e que, estando convertidos, eu não os cure. (São Mateus, cap. XIII, v. de 10 a 15).

            4. Primeiramente, a candeia é uma luz de um lampião ou de um tipo uma vela. E o alqueire, é um sexta de palha, comumente utilizado para levar compras naquela época. Mas a candeia que Jesus refere-se é um simbolismo do conhecimento, da sabedoria e da compreensão. O sentido da frase “não se coloca a candeia sob o alqueire”, significa que, assim como se acende uma luz para iluminar o ambiente, do mesmo modo aquele que possui conhecimento das leis divinas não SE deve guarda-las para si - não pôr o alqueire para esconde-la - mas divulgá-las através da palavra e, sobre tudo, do exemplo. Não espalhar os nossos conhecimentos espirituais é esconder egoisticamente a luz  que poderia beneficiar a muitos.
5. Jesus fala por parábola porque a humanidade não está apta a receber seus ensinamentos diretamente, por estarmos ainda atrasado no ponto moral e espiritual. Ele mesmo se explica aos seus discípulos: "Eu lhes falo por parábolas, porque vendo não veem, e escutando não ouvem nem compreendem." A parábola foi um método que o mestre usou para proteger seus ensinamentos e facilitar o compreendimento. E mesmo com este método algumas seitas religiosas distorcem vários ensinamentos deixados por Jesus pela a falta de compreensão.
6. As verdades são reveladas de acordo com a evolução da humanidade. O espiritismo veio no momento exato. Allan Kardec fez seu papel com muita seriedade, divulgando uma doutrina que nos revelou a prova da existência de Deus, a comunicabilidade com os espíritos, as pluralidades dos mundos habitados, a encarnação e reencarnação, o mundo espiritual, a lei de causa e efeito, dentre outras. E assim ele fez como Jesus indicou, colocando a cadeia no ponto mais alto da casa para mostrar a verdadeira realidade de nossas vidas.
7. A mensagem que é transmitida nesta passagem é que devemos divulgar os bons conhecimentos que possuímos em beneficio de todos, pois a verdade deve ser oculta para ninguém, o mestre já o disse: não há nada de secreto que não deva ser descoberto, nem nada de oculto que não deva ser conhecido e manifestar-se publicamente”. Nós espíritas temos o dever de publicar esses ensinamentos que estamos usufruindo.
8. Emmanuel através do venerando apóstolo de Jesus Francisco Cândido Xavier, citou uma frase esclarecedora que fala: “A maior caridade que podemos fazer pela a doutrina espírita é a sua própria divulgação”. E quando estamos divulgando esta doutrina esclarecedora estamos fazendo caridade não somente ao espiritismo, mas também aqueles que precisam ser esclarecidos e consolados com o amplo conteúdo de realidade desta doutrina. Então que comecemos sem medo fazer esta caridade, divulgando o Espiritismo.
9. Uma pequena mensagem do livro “Viajor” psicografado Chico Xavier pelo o espírito Emmanuel que aborda: “Guarda a lâmpada viva da verdade e ilumina com ela a trilha que te assegurará a desejada ascensão, mas, lembra-te de que Jesus desceu para auxiliar e servir, sem contaminar-se com as nossas sombras, afastando-nos da treva para o campo ilimitado da luz”. O espírito Emmanuel deixa bem claro para levarmos a lâmpada viva da verdade e iluminar com ela a nossa trilha, nossos passos, nossos caminhos, e fazer com que essa luz que é o bem e o consolo possa abranger mais irmãos e irmãs.
                                            (RABELO, Emanuel Barreto, 22/11/2012, Morada Nova - Ceará)

3 comentários :

  1. Bpa tarde meus irmãos do Portal! É a primeira vez que entro nessa site, estva à procura de , justamente essa parábola, para uma maior interpretação. Muito bem lucidada. Temos a obrigação de repassar aos nossos irmãos os conhecimentos dos quais fomos privilegiados pela providência. Ser espírita além de praticar os mandamentos, temos que estudarmos a fim de podermos propagar a doutrina de Karec, para que lnada fique oculto. Parabéns pelo Portal e obrigado,Taadeu

    ResponderExcluir
  2. Que bênção encontrar esse capítulo do Evangelho elucidar o com tanta simplicidade para a minha compreensão. Deus lhe pague meu amigo. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo esclarecimento e compartilhar essa aprendizagem . Gratidão!

    ResponderExcluir

O Portal Espírita